REALIZAÇÃO
TV por Assinatura
 
O INÍCIO
Os sinais convencionais de transmissão da televisão são transmitidos em linha reta, tornando muito difícil a recepção em áreas montanhosas, vales e lugares cercados por prédios. A solução para obter a melhor recepção foi a colocação de uma antena no topo das montanhas e a distribuição de sinais através de cabos. Isso ocorreu nos Estados Unidos nos primórdios da TV.
Em 1952, no interior norte-americano existiam aproximadamente 70 pequenos sistemas funcionando. Em 1961 eram cerca de 700 sistemas, alcançando, em 1971, perto de 3.000 para aproximadamente 6 milhões de residências.
Esse sistema possuía um enorme potencial comercial e transformaram-se em sistemas conhecidos de televisão a cabo. Eles precisaram apresentar um modelo diferenciado a seus clientes ou melhor, assinantes. A TV a cabo passou a oferecer mais canais e grande variedade de programação auxiliado por uma rede de microondas.
A televisão a cabo começou a receber sinais via satélite em 1974 com o lançamento do primeiro satélite para esse fim e com a compra de programas de estações de TV independentes. Esse novo passo oferecido pelas distribuidoras de TV, pode oferecer aos assinantes a escolha de programas que mais lhes agradassem.
A TV por assinatura nos Estados Unidos dispõe de mais de 500 canais e um universo de 75 milhões de assinantes, movimentando quantias perto de 30 bilhões de dólares.
 
Países - Ano 1998 domicílios TV por assinatura %
AMÉRICA      
Argentina 9.300.000 5.216.000 56,1
Brasil 37.000.000 2.600.000 7,0
Canadá 10.815.000 8.544.324 79,0
Chile 3.052.000 866.000 28,4
Colômbia 7.640.000 2.577.000 33,7
El Salvador 1.089.138 44.654 4,1
Estados Unidos 98.000.000 74.970.000 76,5
Jamaica 744.000 156.240 21,0
México 16.000.000 2.240.000 14,0
Paraguai 711.000 143.200 20,0
Peru 2.847.300 233.479 8,2
Porto Rico 1.160.000 365.000 31,5
Uruguai 900.000 100.500 11,2
Venezuela 4.325.895 428.000 9,9
EUROPA      
Alemanha 32.753.000 29.524.434 90,1
Espanha 11.795.000 2.123.100 18,0
França 21.540.000 3.984.800 18,5
Holanda 6.481.000 6.481.000 100,0
Hungria 3.830.000 2.362.000 61,7
Itália 20.479.000 1.374.370 6,7
Luxemburgo 160.000 160.000 100,0
Polônia 12.000.960 4.661.773 38,8
Portugal 3.036.000 602.880 19,9
Reino Unido 23.902.000 6.692.560 28,0
Rússia 56.500.000 11.400.000 20,2
Suíça 2.890.000 2.470.611 85,5
ÁSIA      
China 290.500.000 46.885.000 16,1
Coréia do Sul 12.800.000 1.476.000 11,5
Índia 50.000.000 14.900.000 29,8
Japão 44.235.735 25.880.629 58,5
ÁFRICA      
África do Sul 4.921.000 910.385 18,5
Egito 9.400.000 1.986.000 21,1
Moçambique 100.000 5.500 5,5
Nigéria 8.000.000 292.000 3,7
Senegal 300.000 33.000 11,0
OCEANIA      
Austrália 6.800.000 428.000 6,3
Nova Zelândia 1.188.000 302.500 25,5
 

Fonte: Nielsen (US); TBI 1998; Zenith Media Factbook 1997/1998; T.I. Estimates: Astra; TBSI Research/NY; TINSL, London.

 
HISTÓRICO
 
1990
Em 30 de Julho acontecem as primeiras concessões de TV a cabo no Brasil.
 
CANAL +
Também conhecido como Canal Plus, é o primeiro canal por assinatura do Brasil.
 
1991
TVA
No dia 15 de Setembro entra no ar Primeira rede de TV a cabo no país com os canais: Showtime, TNT, ESPN, Supercanal e CNN. Transmite por cabo e sinal MMDS por antena.
Logo TVA
Logo TVA
 
GLOBOCABO
Empresa ligada às Organizações Globo, utiliza-se das distribuidoras NET (acionista principal, as Organizações Globo) e MULTICANAL (acionistas principais: Banco Marca e as Organizações Globo).
 
TVA
Em Maio, são 3 mil edifícios equipados com a instalação do sistema.
Chega em Rio de Janeiro e Curitiba. O canal Supercanal passa a se chamar The Superstation.
O Sistema TVA passa a fazer parte do BRASILSAT 2, satélite brasileiro que vai permitir a sua implantação em âmbito nacional.
Em Setembro já possui 50 mil assinantes em São Paulo.
 
BTN - Brazilian Television Network
Vai ao ar a primeira rede de TV para brasileiros, em Miami com quatro horas diárias.
 
1993
TVA
Entram no ar os canais: Cartoon Network, MTV.
Inauguração da TVA Brasília.
Net Brasil, Multicanal e TVA começam a comercializar TV por assinatura (cabo) pois obtêm a concessão antes da proibição do Congresso
 
1994
O Ministério das Comunicações concede novos canais às TVs a cabo já instaladas.
 
TVA
Com as novas concessões, passa a ter 7 das 11 concessões para TV por assinatura.
Estréiam os canais: HBO, Discovery Channel, Fox, Eurochannel e "Beavis & Butt-Head" na MTV.
Em Setembro, atinge 200 mil assinantes.
 
1995
O Ministério das Comunicações retoma o processo de concessão de canais a cabo.
 
TVA
Estréiam os canais: MTV Latino, HBO2, ESPN Brasil, RTPi, CMT.
Chegam a 500 mil assinantes.
 
1996
TVA
Estréiam os canais: Warner, Sony, Bravo Brasil.
Chega a um milhão de assinantes.
 
DIRECTV
Em Junho, com a DirecTV, o Grupo Abril inaugura um novo sistema de transmissão de TV direta por satélite (banda KU) na América Latina, com 142 canais de áudio e vídeo disponíveis. Com uma antena pouco maior que uma pizza e um decodificador do tamanho de um videocassete, seus assinantes podem receber imagem e som de qualidade digital, sem qualquer interferência, em qualquer ponto do Brasil.
 
GLOBO NEWS
Emissora especializada em jornalismo, do Grupo Marinho.
 
TV SENADO
Inaugurada no dia 5 de Fevereiro pelo senador José Sarney, então presidente do Senado, com base na Lei 8.977/95, a primeira norma legal a abrir a possibilidade da existência de canais legislativos no Brasil.
Por lei, as operadores são obrigadas a destinar um canal para o Senado Federal entre os chamados canais básicos de utilização gratuita, que devem constar do cardápio de canais oferecidos aos assinantes.
A TV transmite, ao vivo, as sessões plenárias e as reuniões das comissões. No início, são quinze horas no ar com transmissão apenas para Brasília.
Em Maio, o sinal da TV Senado já esté em todo o Brasil pelo sistema de satélite digital.
Antes de completar um ano, já transmite as vinte e quatro horas diárias, inclusive aos finais de semana.
 
INTERNET
 
UNIVERSO ONLINE
Em associação com o Grupo Folha, surge o Universo Online, maior provedor de informações e serviços on line em língua não-inglesa.
Logo UOL
Logo UOL
 
1997
Em Dezembro, a GLOBOSAT e a GCB - Grupo Canal Brasil firmam joint-venture para criar no Brasil o primeiro canal de TV por assinatura dedicado exclusivamente ao cinema nacional e à produção audiovisual brasileira independente.
 
1998
MULTICANAL
Operadora de TV a cabo de São Paulo se integra oficialmente à Net Brasil.
 
1999
Em Maio, o Grupo Abril, por meio de sua holding TVA/Tevecap, acerta a venda de sua participação na DIRECTV no Brasil para o consórcio Galaxy Latin America.
 
TV CIDADE
O Grupo Silvio Santos entra no campo de TV por assinatura e formando um consórcio com a TV Bandeirantes, o Grupo Associados e fundos de investimentos americanos. Surge , assim, a empresa TV Cidade, com licença para operar em 16 cidades brasileiras. O Projeto tem por meta conquistar 400 mil assinantes em 4 anos.
 
TV GLOBO Internacional
É lançada em Agosto e leva a programação da emissora via satélite para os Estados Unidos e o Japão.
 
INTERNET
 
IG
Primeiro provedor de internet gratuita, criado com a parceria entre Nizan Guanaes, da DDBDM9; Alexander Mandic, do UniBanco e a Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão.
 
@JATO - ABRIL
Primeiro provedor de acesso à Internet em banda larga do país, com velocidade até 100 vezes maior que a do tráfego convencional da Internet.
 
 

O ROCK IN RIO foi, segundo a organização, o maior evento de música já realizado. Sem dúvida, foi o maior evento de Música Brasileira feito até hoje. E também foi o maior encontro de World Music, superando o Festival de Paris.
 
O maior encontro mundial da música teve, também, a maior transmissão já realizada pela televisão. Foram 40 horas diárias, ao vivo, na íntegra, em que tudo o que estava acontecendo na Cidade do Rock poderia ser visto pelos telespectadores. Isso colocou o Brasil na frente, batendo um recorde em transmissões.
 
O evento foi transmitido ao vivo e na íntegra para o Brasil, a América Latina (27 países), EUA, Portugal, Espanha e Inglaterra. Os sinais também estavam disponíveis no site da AOL (American on line).
No início das negociações das transmissões, a Rede Globo e Canal Multishow (Globosat), ambas das Organizações Globo, somente iriam transmitir o Palco Mundo, mas a DIRECTV como co-patrocinadora do evento ofereceu um diferencial, a transmissão completa em 05 canais diferentes, o que acabou pesando na decisão final. Foi a DIRECTV que gerou todas as imagens para as demais emissoras. O assinante, pôde assim receber os sinais gratuitamente, desfrutando do sistema multicâmera, utilizado pela primeira vez na Fórmula Mundial, Rio 200, em março de 2000 e também em outubro de 2000 no Desafio Brasil-Argentina de Tênis. No sistema multicâmera são disponibilizados canais em que o assinante tem a possibilidade de escolher os ângulos de câmeras diferenciados da transmissão, podendo assim fazer a sua própria seleção de imagens. Acompanhou-se tudo o que estava acontecendo na Cidade do Rock através de cinco canais simultaneamente.
 
No ROCK IN RIO foram montados três palcos, sendo eles: Palco Mundo onde aconteciam os shows principais; Tenda Brasil com artistas brasileiros; Tenda Raízes com músicos brasileiros e internacionais da World Music. Havia também a Tenda Eletro com música tecno e a Tenda Por Um Mundo Melhor em que ocorriam debates.
 
A DIRECTV transformou cada tenda será uma mini-emissora de TV transmitindo ao vivo toda a programação.
As tendas Brasil e Raízes iniciaram a transmissão as 15h. Quando iniciavam os shows do Palco Mundo os canais das tendas Brasil e Raízes ficavam operando como Ângulo Directv (multicâmera), já que durante os shows do palco principal não haviam shows nas tendas citadas. A Tenda Brasil ficou no canal 607 e a Tenda Raízes, no 609. Quando se encerravam todos os shows das tendas Brasil e Raízes, o canal 607 se transformava em Ângulo Directv, e o canal 609 passava a transmitir os shows da Tenda Eletro, que ia até o encerramento, sendo um diferencial do mundo clubber.
 
A Tenda Por Um Mundo Melhor iniciou as transmissões às 13:30h com exibição de vídeos internacionais de Ongs com proposta para um mundo melhor e encerrava as transmissões às 17h com o início dos shows do Palco Mundo. Uma vinheta personalizada apresentava a mudança e o início de outra transmissão.
Durante toda a transmissão utilizou-se links (envio de vídeo e áudio sem utilização de cabos. Ex: microondas, satélite etc.). O mais interessante e importante era o "TV Praia", um link situado na Praia do Pepê, com um mini-videowall e caixas de som, onde eram reproduzidos os sinais da cidade do Rock. Uma repórter, toda vez que era acionada, entrava em cena com os freqüentadores opinando sobre os shows e sobre o sol, a praia , enfim.... Era a participação popular na praia acentuando o "clima" de verão nas transmissões.
 
A Câmera Fly com micro link era uma câmera subjetiva que estava no meio da multidão e mostrava sempre o ângulo de quem vê o show.
Foram mais de 370 horas de transmissão, com 40 horas diárias, entre shows e entretenimento.
 
Para os assinantes internautas, cada Tenda teve seu e-mail, em que deixavam suas mensagens, fazendo elogios, críticas e sugestões. E os assinantes se tornaram fiéis a seus canais e começaram a exigir que nos intervalos o assunto fosse somente relativo a tenda, solicitavam as reprises das entrevistas e shows. A DIRECTV ouviu seus assinantes e com isso cada canal tornou-se quase independente em suas transmissões.
Foram utilizadas 34 câmaras digitas, um helicóptero, quatro unidades móveis e mais de 180 profissionais de operação (sem contar os de produção e criação).
 
 
EQUIPE:
Supervisão Geral: José Ricardo Rocha (Platão)
Direção Geral: Rogério Brandão
Direção Artística: Jodele Larcher
Assistente de Direção: Clemente Neto
Coordenação de Programação: Idarni Martinez (TV Cultura-SP)
 
TENDA BRASIL
Direção: Antonio Carlos Rebesco, Pipoca (Rede Globo)
Apresentação: Arthur Veríssimo (revista Bizz, Som 3)
 
TENDA RAÍZES
Direção: Maurício Valim (TV Cultura-SP)
Apresentação: Magda Pucci (vocalista da banda Mawaca, editora da revista World Music)
 
TENDA POR UM MUNDO MELHOR
Direção: Júlio Uchôa (Diretor da TV Cabo Frio-RJ)
Apresentação: Ana Luíza Anjos (Diretora da ONG Ambiental NY, organizadora da tenda)
 
TENDA PALCO MUNDO / REDAÇÃO
Direção: Jodele Larcher
Apresentação: Bruna Lombardi, Fabiana e Marcela (Rádio Brasil 2000 Programa Clube das Mulheres); Maurício Valadares (editor da Revista do Rock, Bizz, Segundo Caderno JB) e Érika Palomino (editora Folha de São Paulo).
Nos intervalos, a Redação funcionou como estúdio dentro do conceito moderno onde tudo acontece no mesmo espaço. Os apresentadores conduziam tudo da redação-estúdio com a participação de todos que estavam trabalhando: redatores, editores, visitantes. A cada dia havia um convidado especial que comentava todos os shows de todos os palcos, dando impressões personalizadas sobre o evento. Muita gente VIP (Very Important Person) circulava pela redação-estúdio. Dentro da redação foram instalados vários televisores que ficavam sintonizados em todos os canais, possibilitando uma interação, podia-se comentar todos os shows de todos os canais e principalmente os que estavam ao vivo.
 
EQUIPAMENTOS
 
Produção Rio - Ao Vivo
34 câmeras digitais
01 helicóptero
04 Unidades Móveis interligadas por fibra ótica
01 Central técnica onde subiam e desciam os sinais nacionais e internacionais
05 Up-links
02 ilhas não linear Avid
01 ilha Pós-produção Simphony (digital)
03 ilhas corte seco beta
28 máquinas de videoteipe
180 profissionais de operação (não incluídos criação e produção)
100 quilômetros de cabo
 
Pré-Produção São Paulo
01 Computer Fire Onix Rack
01 Simphony (finalização)
02 Avid (chamadas, matérias)
01 DS (Digital Studio - software para acabamento artístico)
 
© MAGIA Comunicações
1998 - 2010