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A
LUZ |
O que
nós chamamos de luz, faz parte da faixa de freqüência eletromagnética.
É por ela também que são emitidas a radiodifusão, como já vimos. Chamamos
de luz a parte visível dessas radiações, que fica entre as freqüências
infravermelhas e ultravioletas. Na faixa visível temos aproximadamente
cerca de 600.000 matizes de cor, e todas somadas formam a luz branca. |
parte
do espectro eletromagnético |
|
A
luz que incide nos objetos, parte é absorvida, parte é rebatida. A parte
refletida é que chega aos nossos olhos e também aos sensores eletrônicos
das câmeras, permitindo a observação dos objetos. Dependendo da freqüência
em reflexão é que determinamos a cor, exemplificando num padrão simplista:
um objeto branco reflete igualmente todas as freqüências; um objeto negro
absorve igualmente todas as freqüências; um objeto vermelho absorve todas
as freqüências menos a vermelha. |
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TEMPERATURA
DE COR |
Luz
e calor estão associadas, isto todos sabem. Experiências em laboratórios
observaram que um corpo negro (objeto que retém o calor em condições ideais)
quando aquecido começava a emanar luz. Foi utilizado como temperatura
padrão, Kelvin (K) - temperatura cujo zero absoluto está a -273ºC.
A medida que a temperatura foi aumentando o objeto começou obter cor vermelha,
passando pelo branco e depois atingiu o azul. |
A
luz branca foi atingida com temperatura de 3.200K, tornando-se esta a
medida padrão para a cor branca em televisão, e todas as câmeras saem
dos laboratórios das fábricas com esse ajuste. Os refletores e lâmpadas
de estúdio estão neste padrão. |
Durante
o dia a temperatura de cor, como dissemos, varia para o tom azul, e nas
câmeras existem filtros que compensam essa diferença. Também existe um
procedimento eletrônico nas câmeras que compensa automaticamente os níveis
das cores, chamamos de balanceamento. Esse procedimento é feito
utilizando uma superfície totalmente branca, onde é refletida a luz a
ser utilizada, e a câmera faz a leitura equilibrando os níveis. |
Podemos
dizer que ninguém se preocupava com a temperatura de cor quando a televisão
ainda era em preto e branco. Mas tão logo a cor foi introduzida, todos
começaram a tomar consciência do problema. Critérios de padrão foram adotados
e é básico para todos os fabricantes. |
A
tabela a seguir mostra diversas fontes de luz com a temperatura em Kelvin
correspondente. |
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Tabela
- TEMPERATURAS DE COR |
KELVIN
(aproximadamente)
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FONTES DE LUZ
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800 K
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ferro em
brasa |
1.850 K
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luz de vela |
2.500 K
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lâmpadas
incandescentes de tungstênio de 60 watts |
2.600 K
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lâmpadas
incandescentes de tungstênio de 100 watts |
2.800 K
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lâmpadas
incandescentes de tungstênio de 500 watts |
2.900 K
|
lâmpadas
incandescentes de tungstênio de 1.000 watts |
3.200 K
|
lâmpada de
halogênio e lâmpada photoflood |
4.000 K
|
sol nascente
e sol poente |
4.200 K
|
arco voltaico |
5.000 K
|
sol uma a
duas horas após nascer ou antes do ocaso |
5.500 K
|
lâmpadas
de descargas elétricas - HMI (substitui o arco voltaico) |
6.000 K
|
sol, duas
a quatro horas após nascer e antes do ocaso; flash eletrônico |
7.000 K
|
céu encoberto,
meio-dia |
10.000 K
|
sol ao meio-dia
à beira mar ou alto de serra |
|
As
câmeras saem da fábrica reguladas para 3.200K. Para uso externo elas possuem
filtros (variam de fabricantes e modelos) adequados para as diferenças
das temperaturas de cor. Mas se o filtro não conseguir compensar a cor,
as câmeras contam com o recurso do balanceamento de branco (white
balance) que nivela automaticamente as cores. Elas também tem o balanceamento
de preto (black balance) que deve ser feito antes para ajustar
os níveis internos. |
O
processo de balanceamento é feito através da diminuição das cores
em excesso e aumentando as cores em baixa quantidade, e tudo de modo eletrônico,
já que as cores correspondem a freqüências. |
|
A
IMAGEM E AS CORES |
A
luz incidida sobre os objetos foi alvo dos pintores impressionistas, como
por exemplo Alfred Sisley que pintou a igreja de Moret em horários diferentes,
observando que luz e sombras movimentavam-se conforme a posição do sol,
e os contrastes nas paredes davam um novo aspecto a essa mesma igreja. |
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Igreja
de Moret -Manhã de Sol
|
Igreja
de Moret -Vento Gelado
|
Igreja
de Moret - Inverno
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Os
impressionistas trabalharam com o princípio que iria possibilitar a fotografia,
o cinema e a televisão. A técnica utilizada por eles era de pinceladas
rápidas e pequenas, representando os contrastes e cores que os objetos
possuíam. |
Quando
observamos um quadro impressionista bem próximo, vemos somente pinceladas
lado a lado, a medida que nos afastamos, nosso cérebro faz a somatória
dessas pinceladas e interpreta como uma imagem única, formando assim a
representação de algo que podemos reconhecer. Sendo assim, podemos dizer
que a imagem que observamos não existe na pintura, mas sim em nosso cérebro.
Também a fotografia trabalha com pontos luminosos (pixel) lado
a lado que interpretados pelo cérebro considera a representação de uma
imagem. Quando observamos bem próximo a tela do televisor vemos somente
esses pontos. |
detalhe das pincladas
|
Televisão
transforma luz em sinais eletrônicos e depois reverte, transformando sinais
eletrônicos em luz novamente. |
A
luz que incide na câmera de televisão é dividida em 3 cores primárias
aditivas e tratadas separadamente como sinais: vermelho, verde e azul
(RGB). Para que possamos obter melhor composição da imagem, mencionamos
aqui algumas regras que podem auxiliar a nossa captação: |
- Mantenha letras
coloridas o maior possível ou dê um destaque nelas em preto e branco.
Cores adjacentes tem tendência a se esvanecer, perdendo separação
entre elas.
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- Evite branco
puro, amarelo pálido e branco apagado, posto que eles podem estar
muito brilhantes para a câmera. As cores suaves e o cinza suave, normalmente,
irão reproduzir como branco na televisão. Cores de tonalidade média
reproduzem melhor. Cores escuras como o marrom, preto e púrpura podem
parecer como preto em televisão.
|
- Não misture lâmpadas
fluorescentes com lâmpadas de quartzo tungstênio halógenas em um mesmo
cenário. Isto irá criar problemas de temperatura de cor.
|
- O fundo de um
objeto colorido deverá ser ou cinza ou uma cor complementar. Por exemplo:
vermelho aparece melhor diante de um fundo azul-verde, amarelo em
frente a azul, verde em frente a magenta, laranja em frente a verde
e tonalidades de pele aparecem melhor perante um fundo cian.
|
- Objetos de brilho
multicolorido aparecem melhor diante de um fundo suave e neutro. Evite
usar fundos confusos, pois estes poderão distrair a atenção do objeto
principal.
|
- A atenção é sempre
atraída para itens com cor sólida. Cor pastel atrairá menos atenção
e é boa para fundo.
|
- Objetos suaves
aparecerão mais brilhantes e suas cores aparecerão mais saturadas
do que objetos irregulares.
|
- As cores aparecerão
mais brilhantes e mais saturadas se iluminadas por uma luz forte do
que estas iluminadas por uma luz suave ou difusa.
|
- Fundos pretos
fazem as cores claras e escuras aparecerem mais brilhantes.
|
- Cores quentes
(amarelo e laranja) parecerão estar mais próximas e maiores que cores
frias (azul, cian e verde).
|
- Se possível,
use um mínimo de cores em cena. Duas ou três cores complementares
são suficientes.
|
- Algumas cores
tornam-se irreconhecíveis quando mostradas na tela de televisão em
cores. As cores entre vermelho-laranja e magenta parecem no final
resultando as mesmas. Da mesma forma, o azul e o violeta parecem a
mesma cor na tela. O cenógrafo deverá evitar iluminar uma maçã vermelha
com vermelho-laranja ou misturar uma vestimenta azul com violeta.
Estas diferenças de matiz não irão se reproduzir.
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- Amarelo, ouro,
laranja e cores quentes irão aparecer mais iluminadas na câmera do
que na vida real. Os verdes aparecerão mais escuros na televisão do
que na realidade o são.
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Tabela
- COR DE CABELO E VESTIMENTA |
cor de cabelo
|
cores de roupas
|
Cores de roupas para efeitos especiais
|
cores de roupas descomprometedoras
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Louro
|
bege, salmão, azul escuro ou saturado
|
|
amarelo aumenta o conjunto e fornece um matiz violeta
|
Moreno
|
azul escuro ou saturado, cinza ou laranja médio
|
cinza claro dá uma aparência morena
|
amarelo faz o conjunto parecer rosado
|
Ruivo
|
rosa pálido, cinza médio e claro
|
|
amarelo-esverdeado
|
Branco ou Grisalho
|
rosa pálido, vermelho escuro
|
azul violeta acentua tonalidades de pele rosada
|
azul escuro ou saturado dá um conjunto de vitalidade
|
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CAPTAÇÃO |
Independente
se é câmera fotográfica, de televisão ou de cinema, o princípio se baseou
em uma caixa escura com um pequeno orifício, por onde entra a luz. Como
os raios luminosos se propagam em linha reta, projetam na parede oposta
ao orifício uma imagem invertida. O fenômeno da câmera escura é conhecido
desde o século XVI. Eram utilizados pelos pintores para reproduzir seus
quadros com grande fidelidade. |
Câmera Escura |
O físico
francês Joseph Nicéphore Niépce, em 1822, conseguiu as primeiras tentativas
bem sucedidas de fixação de uma imagem. Surge daí a fotografia. Niépce
utilizou uma placa sensibilizada quimicamente dentro de uma câmara escura
expondo-a durante várias horas. Mas havia um problema, logo após a retida
da câmera escura a placa perdia as imagens, elas desapareciam. Em 1826,
ele consegue fixar a primeira imagem fotográfica: A Mesa Posta. Existe
uma história que diz que a fixação se deu por acaso, após cair um determinado
produto químico acidentalmente na placa sensibilizada. |
Desde
o seu surgimento, a fotografia era muito próxima da pintura. Vários artistas
utilizavam-se das fotos para pintarem, outros retocavam as fotos com cores
aproximando-as da pintura, como alguns impressionistas. |
A fotografia
ganhou o avanço e a popularidade graças ao norte-americano George Eastman
que em 1888 criou a câmera portátil com o filme em rolo. Devido ao som
que esta máquina fazia ao tirar a foto, ela foi batizada de Kodak. |
A objetiva,
considerada o olho da câmara, é um conjunto de lentes combinadas para
a criação de uma imagem perfeita do objeto a ser gravado. |
As câmeras
se utilizam de acessórios como tripés, filtros coloridos, lentes especiais
grande angular, teleobjetiva etc.). |
A
televisão capta as imagens através de câmeras eletrônicas. Nessas câmeras
existem sensores que decompõem a imagem linha a linha, obedecendo a leitura
ocidental, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Antes eram
os tubos (ainda existem alguns) e hoje, o CCD (Charge
Coupled Device). |
CCD - Charge Coupled Device |
A
definição da imagem melhora a medida que é analisada com um número maior
de linhas e freqüência de vezes que isso acontece. Como já disse, a televisão
começou com uma definição de 30 linhas e hoje existe o desenvolvimento
do HDTV (High Definition Television). No Japão a NHK, emissora
pública japonesa, desenvolveu um sistema com 1.125 linhas, com um padrão
de quadro de 16 X 9 - nos sistemas atuais a relação é de 3 X 4. Nos Estados
Unidos existe um desenvolvimento para 1050 linhas (525 X 2) e na Europa
um de 1250 (625 X 2). Para uma questão de comparação o cinema conta com
uma definição aproximada de 1064 linhas. |
No
sistema PAL-M e NTSC a imagem é captada e transmitida com
525 linhas dividida em dois campos - um campo (field) com linhas
pares e outro com ímpares - numa freqüência de 60 vezes por segundo (265,5
linhas ímpares 30 vezes e 265,5 pares, também 30 vezes, formando assim
as 525 linhas). Por isso, nosso sistema é formado por 30 quadros (frames)
entrelaçados. O PAL-G (G é inicial Germany), sistema alemão,
tem 625 linhas e o SECAM, 819 linhas. |
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PADRÕES
E SISTEMAS DE COR |
A
imagem que observamos nas telas dos televisores possui um padrão de resolução
que varia de 300 a 400 linhas. Os monitores mais modernos possui resolução
de 500 a 600 linhas. |
As
câmeras com sensores CCD já chegam a resoluções de 800 linhas,
enquanto as de tubos ficam próximos a 600 linhas. |
Em
termos de captação de contrastes, as câmeras eletrônicas ainda "enxergam"
precariamente quando comparadas ao cinema e fotografia. Enquanto 800 níveis
diferentes de contrastes são percebidos através da visão humana, somente
30 níveis são percebidos pelas câmeras eletrônicas e 100, pelo cinema
e fotografia. |
Os
armazenamentos das imagens em videoteipe evolui sua capacidade
de resolução a medida que são desenvolvidos sistemas digitais. E dentro
de pouco tempo serão abandonadas as fitas, que darão lugar aos disquetes
ou CDs. Esses sistemas vem evoluindo e já são testados em fábricas
atualmente. |
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SISTEMAS
DE TELEVISÃO NO MUNDO |
PAL-M
Brasil
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|
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PAL
(1) |
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África do Sul
Albânia
Alemanha
Angola
Argélia
Argentina
Austrália
Áustria
Bahrein
Bangladesh
Bélgica
Bornéu
Brunei
Camarões
Catar
China
Dinamarca
Espanha
|
Etiópia
Finlândia
Gibraltar
Guiné Equatorial
Holanda
Hong Kong
Iêmen
Índia
Indonésia
Irlanda
Islândia
Israel
Itália
Iugoslávia
Jamaica
Jordânia
Kwait
Lesoto
|
Libéria
Lichtenstein
Luxemburgo
Malásia
Moçambique
Namíbia
Noruega
Nova Guiné
Nova Zelândia
Omã
Paquistão
Paraguai
Portugal
Quênia
Reino Unido
Romênia
Serra Leoa
Suazilândia
|
Singapura
Síria
Sri Lanka
Sudão
Suécia
Suíça
Tailândia
Tanzânia
Turquia
Uganda
Uruguai
Zâmbia
Zimbábue
(1) padrões europeus B, G, I e sul
americano N.
|
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SECAM
Horizontal (2) |
|
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Arábia Saudita
Chipre
Egito
|
Grécia
Irã
Iraque
|
Líbano
Líbia
Marrocos
|
Mauritânia
(2)padrões
H, G e B
|
|
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|
|
SECAM
Vertical (3) |
|
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|
Bulgária
Burundi
Chade
Congo
Costa do Marfim
França
|
Gabão
Hungria
Madagascar
Martinica
Mônaco
Nigéria
|
Polônia
Senegal
Taiti
Tchecoslováquia
Ex-União Soviética
Vietnã
|
Zaire
(3) padrões D, K, e L
|
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TRANSMISSÃO |
A
transmissão das imagens e sons da televisão é feita por ondas eletromagnéticas,
cuja freqüência é medida em Hertz. A largura da banda (faixa) de
transmissão é de 4 Mhz (megahertz), ou seja, 4 milhões de oscilações por
segundo. Com a somatória da banda de vídeo com a de áudio e sincronismo
- sync - temos um total de 6 Mhz. |
A
faixa eletromagnética da transmissão vai de 52 Mhz até 890 Mhz, sendo
de 52 a 216 Mhz para as emissoras de VHF destinados aos canais
de 2 a 13, sofrendo entre os canais 5 e 6 um intervalo para as freqüências
de 88 a 108 Mhz para FM. As emissoras de UHF usam freqüências
de 216 a 800 Hz. |
Caminhando
praticamente em linha reta, as ondas de televisão, sofrem reflexões ao
rebater em prédios, daí os famosos fantasmas da imagem. A transmissão
das ondas chegam a um raio de 100 km, contando a partir do ponto central
do transmissor. |
|